gallery/logotipo ad tiriricl

Histórico da IADET

Em 1959 os irmãos Francisco de Assís e Francisco das Chagas são comissionados pelo pastor Estevam Ângelo de Souza a iniciarem um trabalho de evangelismo no bairro Tirirical. Após algum tempo, de oração e muitos esforços, o trabalho prosperou, e houve a necessidade de se colocar um pastor à frente daquela desafiadora obra, veio então, de Bacabal o pastor Paulo Belizário de Carvalho, que em 1961 fundou a congregação do Tirirical. Um ano após, em 1962 o pastor João Batista Amorim assume o trabalho, pastoreando - o por 6 anos. Em 1968 o pastor Amélio assume a obra em Tirirical, este passa 10 anos como pastor desta igreja. Em 1978 o pastor Emídio, é trazido por nossa convenção, CEADEMA, para substituir o pastor Amélio.

 

Durante 5 anos, pastor Emídio desenvolve e dá continuidade ao trabalho de seus antecessores de maneira abençoada, até que, em 1983 o pastor Estevão Ângelo de Sousa, em suas atribuições como o então presidente da Convenção das Assembleias de Deus no Maranhão (CEADEMA), direcionado por Deus envia para assumir o trabalho na Igreja do Tirirical o pastor Joacy Almeida Costa, que assume o trabalho com apenas 12 congregações, tendo dentre estas 12, como as três primeiras a terem seus templos construídos e seus trabalhos inaugurados, as congregações da rua do Panair, no Tirirical (1ª); rua Santo Antônio, nº 48, no São Bernardo (2ª); e rua Santo Antônio, nº 07, no Tibiri (3ª).

 

Em 02 de Fevereiro de 2000 a igreja em Tirirical é desmembrada do Campo São Luís, e nasce como Campo oficial da Convenção Estadual, tendo sua administração própria. Neste ano o pastor Joacy Almeida Costa, agora presidente do Campo estabelece um alvo de 100 congregações! Alvo alcançado, meta cumprida para glória de Deus! Dois anos após (2002), o Campo Tirirical já contava com mais de 100 congregações, 45 templos inaugurados, 25 por inaugurar, 25 casas de oração, 14 pontos de pregação alugados, 16 pontos cedidos, sete pastores e três evangelistas (Dados de 2002).
Foram 30 anos, incansáveis, de trabalhos do pr. Joacy Almeida Costa, ladeado por homens e mulheres valorosos levantados por Deus (17 anos como pastor auxiliar do pr. Estevão A. de Sousa e 13 como pastor Presidente, após o desmembramento no ano 2000).

 

No início do ano de 2013, pr. Joacy Almeida Costa, com 73 anos de idade, manifesta na 1ª reunião de obreiros do Campo a necessidade de todos os irmãos orarem a Deus pedindo que o Senhor o direcionasse na escolha de um novo presidente para o Campo; os meses se passam, e em algumas outras reuniões o assunto é retomado com muito cuidado e temor à Deus, que é e sempre foi o dono desta obra. Segundo os relatos do próprio pr. Joacy, em meados do mês de abril de 2013, o Senhor nosso Deus, o deu em sonho a resposta. Nesse sonho ele (pr. Joacy) via um pastor entrando pela porteira de sua fazenda, onde ele já o esperava, vestindo uma certa roupa e falando assuntos relacionados à Obra; como Deus é sempre fiel e verdadeiro, dias depois deste sonho, estando o pastor Joacy em sua fazenda, esse mesmo pastor, do interior do estado, entra pela porteira de sua propriedade usando a mesma roupa vista no sonho e falando exatamente as mesmas coisas sobre a sublime obra do Mestre. E este obreiro era pastor Osiel Gomes da Silva, que servia ao Senhor como pastor auxiliar do Pr. Raimundo Bené na cidade de Coroatá / MA.

 

A história da Assembleia de Deus é fruto do poder renovador do Espírito Santo, de servos de Deus consagrados, dedicados a Bíblia e a oração, com firme compromisso de pregar Jesus Cristo e viver o santo evangelho. Hoje há mais de meio bilhão de crentes pentecostais por todo o mundo, testemunho de que o evangelho é poder de Deus para salvação de todo o que crê! (Romanos 1. 16 b)