Histórico da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campo do Tirirical

Em 1959 os irmãos Francisco de Assís e Francisco das Chagas são comissionados pelo pastor Estevam Ângelo de Souza a iniciarem um trabalho de evangelismo no bairro Tirirical. Após algum tempo, de oração e muitos esforços, o trabalho prosperou, e houve a necessidade de se colocar um pastor à frente daquela desafiadora obra, veio então, de Bacabal o pastor Paulo Belizário de Carvalho, que em 1961 fundou a congregação do Tirirical. Um ano após, em 1962 o pastor João Batista Amorim assume o trabalho, pastoreando - o por 6 anos. Em 1968 o pastor Amélio assume a obra em Tirirical, este passa 10 anos como pastor desta igreja. Em 1978 o pastor Emídio, é trazido por nossa convenção, CEADEMA, para substituir o pastor Amélio.


Durante 5 anos, pastor Emídio desenvolve e dá continuidade ao trabalho de seus antecessores de maneira abençoada, até que, em 1983 o pastor Estevão Ângelo de Sousa, em suas atribuições como o então presidente da Convenção das Assembleias de Deus no Maranhão (CEADEMA), direcionado por Deus envia para assumir o trabalho na Igreja do Tirirical o pastor Joacy Almeida Costa, que assume o trabalho com apenas 12 congregações, tendo dentre estas 12, como as três primeiras a terem seus templos construídos e seus trabalhos inaugurados, as congregações da rua do Panair, no Tirirical (1ª); rua Santo Antônio, nº 48, no São Bernardo (2ª); e rua Santo Antônio, nº 07, no Tibiri (3ª).


Em 02 de Fevereiro de 2000 a igreja em Tirirical é desmembrada do Campo São Luís, e nasce como Campo oficial da Convenção Estadual, tendo sua administração própria. Neste ano o pastor Joacy Almeida Costa, agora presidente do Campo estabelece um alvo de 100 congregações! Alvo alcançado, meta cumprida para glória de Deus! Dois anos após (2002), o Campo Tirirical já contava com mais de 100 congregações, 45 templos inaugurados, 25 por inaugurar, 25 casas de oração, 14 pontos de pregação alugados, 16 pontos cedidos, sete pastores e três evangelistas (Dados de 2002).
Foram 30 anos, incansáveis, de trabalhos do pr. Joacy Almeida Costa, ladeado por homens e mulheres valorosos levantados por Deus (17 anos como pastor auxiliar do pr. Estevão A. de Sousa e 13 como pastor Presidente, após o desmembramento no ano 2000).


No início do ano de 2013, pr. Joacy Almeida Costa, com 73 anos de idade, manifesta na 1ª reunião de obreiros do Campo a necessidade de todos os irmãos orarem a Deus pedindo que o Senhor o direcionasse na escolha de um novo presidente para o Campo; os meses se passam, e em algumas outras reuniões o assunto é retomado com muito cuidado e temor à Deus, que é e sempre foi o dono desta obra. Segundo os relatos do próprio pr. Joacy, em meados do mês de abril de 2013, o Senhor nosso Deus, o deu em sonho a resposta. Nesse sonho ele (pr. Joacy) via um pastor entrando pela porteira de sua fazenda, onde ele já o esperava, vestindo uma certa roupa e falando assuntos relacionados à Obra; como Deus é sempre fiel e verdadeiro, dias depois deste sonho, estando o pastor Joacy em sua fazenda, esse mesmo pastor, do interior do estado, entra pela porteira de sua propriedade usando a mesma roupa vista no sonho e falando exatamente as mesmas coisas sobre a sublime obra do Mestre. E este obreiro era pastor Osiel Gomes da Silva, que servia ao Senhor como pastor auxiliar do Pr. Raimundo Bené na cidade de Coroatá / MA.


Confirmada a vontade Divina, daí para frente as coisas fluíram de acordo com a direção de Deus, até que em 09 de Julho de 2013 o pr. Osiel Gomes da Silva, recebe do pr. Joacy Almeida Costa a presidência do Campo do Tirirical, que na ocasião já era formado por 33 áreas, 29 pastores e 6 evangelistas.
Hoje, dois anos e meio após sua posse, pr. Osiel Gomes da Silva, orientado por nosso Senhor, tem implantado projetos, que tem contribuído significativamente para o expressivo crescimento da obra de Deus no nosso Campo, como por exemplo: Projeto Neemias, Projeto Salvação no Lar, Missionários Urbanos, Seminário de Teologia, Construção do Centro de Recuperação de Dependentes Químicos, Banda de Música do Campo, Reestruturação do Setor Financeiro da Igreja (este último, fez com que as rendas do Campo dobrassem sua captação, em menos de um ano). Tudo isso vem, a cada dia, mostrando a todos os obreiros, membros e congregados do Campo Tirirical, que o Senhor nosso Deus, sempre esteve à frente desta obra, realizando a sua vontade para o bem de sua amada Igreja e para glória do seu santo nome.


Atualmente a Assembleia de Deus do Campo Tirirical é formada por 68 áreas, 70 pastores, além do pr. presidente, 02 missionários urbanos que trabalham em bases missionárias com perspectivas de desmembramento para o surgimento de novas áreas, além de 25 missionários que estão em treinamento. Temos hoje (em 2017), mais de 300 congregações, espalhadas por todo o nosso vasto território; departamentos de jovens (UMADET), Infantil (DIADET) e senhoras (UFADET), formados cada um, por um número bem maior de membros do que comporta atualmente o nosso templo Sede, que tem a capacidade para 1. 500 pessoas assentadas (Nave, galeria e púlpito).

A história da Assembleia de Deus é fruto do poder renovador do Espírito Santo, de servos de Deus consagrados, dedicados a Bíblia e a oração, com firme compromisso de pregar Jesus Cristo e viver o santo evangelho. Hoje há mais de meio bilhão de crentes pentecostais por todo o mundo, testemunho de que o evangelho é poder de Deus para salvação de todo o que crê! (Romanos 1. 16 b)

gallery/igreja01